Empreendedorismo: Seguindo os seus sonhos

Hoje, escolho partilhar consigo uma imagem que captou a minha atenção. Por favor, tenha em mente que o que esta imagem/este meme diz não é linear.




É importante ter atenção ao nosso discurso interno, aquela vozinha interna que ou nos motiva ou pode ser muito destructiva e ter pouca compaixão, e que definitivamente impacta a forma como enfrentamos os nossos desafios diários (particularmente, os desafios relacionados com o trabalho), para o bem e para o mal.

Sim, para construir os nossos sonhos temos que de ter a disciplina necessária.

Para tal, temos de fazer o nosso trabalho e tornar-nos o nosso CEO e o nosso próprio parceiro estratégico de negócios.

Temos de criar e estabelecer um plano, um caminho a seguir.

Teremos de trabalhar nesse sentido diariamente, nem que sejam 10 minutos diários.

E temos de ser positivos (ou seja, não nos deixarmos levar pelos nossos medos ou pelas opiniões negativas dos outros).

Mas também temos de ser sábios e realistas.
O nosso sonho é sólido? 
Tem potencial?
Tem pernas para se manter em pé e andar todo o caminho até ao sucesso?
Que competências pessoais, sociais e técnicas é que necessitamos para dar vida ao nosso sonho? 
Que conhecimentos e competências nos faltam e devemos adquirir para tornar o nosso sonho em realidade?
Como e onde é que podemos adquirir esse conhecimento e desenvolver essas competências e quanto é que isso nos irá custar? 

Teremos de trabalhar no lado do marketing do nosso sonho, e desenvolver estratégias para atingir potenciais clientes e parceiros de negócios.

Também teremos de desenvolver estratégias para lidar com potenciais situações que possam surgir (por exemplo, como financiar o nosso negócio, como estar um passo à frente dos nossos competidores, etc).

E isto não é focarmo-nos no lado negativo. É pensar naquilo que tem potencial para ser problemático e criar um plano para lidar com essas situações. É considerar potenciais situações negativas e trabalhá-las de forma a transformá-las em resultados positivos. É preparação.

A vida necessita de equilíbrio. Certifique-se que a sua vida tem parte positivas suficientes para contrabalançar as menos positivas.

Mas não ignoremos a existência das partes não tão boas, pois são essas que nos vão dar um pontapé e obrigar-nos a levantar e a ir à luta.

A vida tem todas as cores, sombras e texturas. Tome-a como um todo e recorde-se de que é capaz de fazer bem mais do que imagina.

Comments

Popular Posts