Como se preparar para uma entrevista de emprego?

As pessoas tendem a sentir-se ansiosas face à perspectiva de uma entrevista. Estes sentimentos são normais. Afinal, ninguém gosta de ser testado.

No entanto, há algumas coisas que poderão ajudar quando se estiver a preparar para uma entrevista.

Faça por se preparar. Saiba o seu CV de cor: os projectos principais, as suas motivações, o que aprendeu em cada projecto e de que forma poderá aplicar essas aprendizagens noutros projectos, e se considera que poderia ter feito algo melhor.

Note que é bastante provável que lhe perguntem o porquê de ter saído desse projecto, se houve algum conflito com antigos colegas ou chefias.

Lembre-se: independentemente de quão negativa foi a sua experiência, nunca diga mal de uma empresa em que tenha trabalhado em entrevista, uma vez que o potencial novo empregador irá imaginar que irá para outra empresa fazer o mesmo acerca da sua empresa. Em vez disso, pondere referir que os seus objectivos de carreira mudaram, ou que sentiu que já não estava a aprender e a evoluir pessoal e profissionalmente nessa empresa e que sentiu que era a melhor altura para procurar um novo desafio. 

Pense no que é que poderá ser interessante na nova empresa e no novo projecto. Procure conhecer a empresa para a qual vai ser entrevistado/a, assim como a posição para a qual vai ser entrevistado/a. Pense de que forma é que o que aprendeu nos projectos anteriores poderia aplicar-se nesta nova posição e use essa informação como guia no decorrer da entrevista.

Se está a candidatar-se para uma empresa numa cidade (ou mesmo país) diferente, que implica uma viagem mais longa ou mesmo mudança de residência, esteja preparado/a para esclarecer (justificar) a sua escolha. Poderá ser interessante aprender um pouco sobre a cidade (ou país) e utilizar esse conhecimento para sua vantagem.

Agora que já fez o trabalho de casa, é altura da sua entrevista.

Tenha em mente que o recruitador não é o lobo mau. Interaja com a pessoa à sua frente (ou do outro lado do écrã ou mesmo do telefone).

Apresente-se de uma forma educada e amistosa. Seja positivo/a e adopte uma postura e um tom de voz confiantes.

No caso de estar ao telefone ou, por exemplo, no Skype ou Google Meet, certifique-se de que o recrutador o/a ouve correctamente. No caso de estar a ser entrevistado/a por alguém que não fala correctamente a língua ou tem um sotaque difícil de compreender, evite embaraçá-lo. Pergunte, educadamente, se poderia repetir e desculpe-se, por exemplo, com uma má ligação.

Adopte um discurso fluido e coerente e mostre que está confortável a falar da sua experiência profissional (por exemplo, se é um software developer, mostre que está confortável a explicar as tecnologias com que tem trabalhado e como é que tem trabalhado com elas).

Tente manter uma postura direita (evite dobrar-se sobre si mesmo) e adopte uma expressão facial positiva (um sorriso ou meio sorriso, por exemplo). Acredite -- um sorriso irá inclusivamente notar-se ao telefone.

Tente controlar o seu tom de voz e tenha atenção a sinais de ansiedade (por exemplo, falar demasiado depressa, ou baixar o tom de voz, o que poderá controlar bebendo um gole de água, uma vez que tal lhe permitirá fazer uma breve pausa, respirar e controlar os seus pensamentos), assim como a bengalas linguísticas (por exemplo, dizer 'OK', ou usar 'hmmm' ou 'aaaah' com muita frequência).

Tenha em mente que a comunicação não-verbal é tão ou mais importante do que a comunicação verbal e, se o que disser verbalmente for incongruente com o que expressa com o seu corpo e postura, poderá danificar a probabilidade de ser seleccionado/a para a vaga.

Ouça atentamente o recrutador. Ouça as questões na sua totalidade antes de responder. Não interrompa o recrutador, mantenha o foco e respeite os passos da entrevista (os recrutadores geralmente começam por indicar como irá decorrer a entrevista antes de lhe darem início).

Responda ao que lhe foi perguntado de forma directa, clara e concisa. Seja honesto/a mas não demasiado transparente. Os seus filtros/censuras sociais deverão estar em pleno funcionamento durante a entrevista.

Se possível, tome notas uma vez que poderão ser úteis no caso de lhe darem oportunidade para colocar questões. No entanto, lembre-se de perguntar se o poderá fazer.

Seja sempre honesto/a. Nunca diga que saiba algo se não o souber, uma vez que vai ser perceptível. Em vez disso, mostre interesse em aprender e, sempre que possível, tente associar com experiências anteriores. Por exemplo, no caso de se estar a candidatar para uma posição de comercial, poderá não ter tido experiência com o CRM SalesForce, mas poderá ter tido experiência com o CRM HubSpot ou quaisquer outras soluções disponíveis no mercado.

Faça dos seus pontos fortes os seus maiores aliados e ofereça exemplos concretos. Para tal, poderá utilizar o método STAR, uma vez que poderá ser útil.

S - Situação (o contexto, on onde e o quando)

T - Tarefa (o desafio e as expectativas)

A - Acção (o que fez e como reagiu)

R - Resultado (as suas conquistas e sucessos, como resolveu a situação)

Se tiver a oportunidade de colocar algumas questões, faça por reforçar a sua motivação e interesse na posição. Poderá, por exemplo, colocar questões como
  • Quais são os valores corporativos? Poderia dar-me alguns exemplos de como se aplicam no dia-a-dia?
  • O que me poderia dizer acerca da equipa com a qual irei trabalhar?  
  • Como me poderei começar a preparar para a nova posição? 
  • Qual o maior problema na empresa e de que forma poderei ajudar-vos a resolvê-lo assim que for contratado/a para a posição? 
  • Quais os próximos passos do processo de recrutamento?
Lembre-se sempre que uma entrevista, um processo de recrutamento é uma via de dois sentidos. Pense num processo de recrutamento como "fazer a corte", o início de uma relação. Está a cortejar a empresa, mas a empresa também está (ou deveria estar) a cortejá-lo/a a si. Poderá precisar do emprego, mas a empresa também necessita de fechar a posição.

Tal como com qualquer outro tipo de relação, se não fizer click, se não sentir como algo certo/correcto/bom, provavelmente não é. Irá passar mais tempo a trabalhar do que acordado/a com a sua própria família, portanto deveria também ponderar se é um trabalho que goste.

Desejo-lhe todo o sucesso! Mantenha a sua motivação e acredite em si.




Comments

Popular Posts